Os equipamentos de refrigeração Thermo Star atendem os mais variados produtos que necessitam de transporte refrigerado, podemos citar alguns deles: frigoríficos, laticínios, flores, gelo, medicamentos, entre outros.

No post de hoje falaremos sobre os cuidados que se deve ter na logística do transporte de medicamentos e a importância das Boas práticas durante o transporte refrigerado dos medicamentos.

– Medicamentos

Os medicamentos são mais sensíveis às variações de iluminação, umidade e temperatura em relação aos outros produtos, sendo assim se faz necessária uma atenção especial durante o manuseio, armazenamento e transporte até chegarem ao consumidor. A garantia de qualidade dos medicamentos se dá início nas operações de armazenagem antes mesmo do transporte. Pois há todo um cuidado no estoque onde contém as câmaras frias, que garantem a temperatura adequada dos medicamentos termossensíveis como vacinas, insulinas, quimioterápicos.

– Distribuição dos medicamentos

O sistema de distribuição dos medicamentos exige práticas de boas maneiras e deve seguir algumas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa possui o Manual de Boas Práticas de Transporte de Medicamentos, que visa orientar operadores logísticos e transportadoras referente às condições adequadas do armazenamento, acondicionamento e distribuição não prejudicando a eficácia dos medicamentos.

Alguns pontos do manual de Boas Práticas da Anvisa são extremamente importantes para a contribuição de um transporte eficaz:

-“Art. 59 As condições de armazenagem necessárias para os medicamentos devem ser mantidas dentro de limites aceitáveis durante o transporte.”

-“Art. 63 Os interiores dos veículos devem estar limpos e secos durante o transporte.”

-“Art. 66 Os veículos e equipamentos não devem expor os medicamentos a condições que possam afetar sua estabilidade e a integridade de sua embalagem ou gerar contaminações de qualquer natureza.”

-“Art. 67 Devem existir procedimentos para a operação e manutenção de todos os veículos e equipamentos envolvidos no processo de distribuição, incluindo limpeza e precauções de segurança.”

– Veículo para o transporte refrigerado

Uma condição muito importante é a utilização dos veículos adaptados para transportar os medicamentos, é necessário ter baú isotérmico e equipamento de refrigeração para longas distâncias principalmente. Deve se levar em consideração as exigências dos clientes em relação ao registro de temperatura ao longo da viagem, verificar a necessidade de temperatura de cada grupo de medicamento, onde alguns podem exigir temperaturas mais baixas.

Os equipamentos de refrigeração Thermo Star, cumprem rigorosos padrões de controle de qualidade para que os medicamentos cheguem ao destino final em perfeitas condições. Além disso o sistema de gestão da qualidade é baseado nos requisitos da norma ISO 9001:2015, seguindo à risca as especificações técnicas dos equipamentos.

 

Transporte medicamentos com equipamentos Thermo Star, oferecemos segurança e a garantia de uma boa viagem, conforme necessidade de temperatura estabelecida pelo cliente!

 

WhatsApp chat